Storytelling e Jesus – Impactando gerações
Para muitos, o Storytelling é a mais nova estratégia de marketing para alavancar seus negócios. Mas, o que muitos também não sabem, é que essa tática é a mais antiga (e eficaz) forma de compartilhar conhecimento.
Desde os primórdios, principalmente antes da escrita surgir em nosso mundo, as histórias de pessoas importantes, grandes nações e lendas eram passadas de geração em geração através da fala. Era no boa a boca que as pessoas não deixavam o que se passou morrer.
Mas, para isso acontecer, não era somente falar algumas abobrinhas e pronto, ou então contar qualquer coisa só para entreter o ouvinte. Muito storytelling foi necessário em todos esses anos para as histórias serem contadas de modo que cativasse aqueles que as ouviam, seja pela primeira, segunda, ou sétima vez.
Com a inserção da escrita nas culturas não foi diferente. Mesmo com o homem tendo a possibilidade de perpetuar a fala através de símbolos, a maneira de contá-las e organizá-las é crucial para o bom entendimento e explicação.
O storytelling não se prende a penas contar histórias de forma cativante. Ele ajuda a CRIAR novas histórias ainda mais cativantes, que são úteis para introduzir um contexto ou fazer uma ilustração. As parábolas de Jesus são um ótimo exemplo disso. Com personagens fictícios, Cristo ilustrou situações da vida de forma que fazia aquele que o ouvia se identificar profundamente – que por sinal, são válidas até hoje, outra característica forte do storytelling.
Um grande desafio das igrejas hoje é aprender essa habilidade de Jesus: identificar aqueles que você quer alcançar e fazer com que seu público alvo seja impactado pelo o que você diz. Isso, na maioria das vezes, não é falar que, se seu vizinho não crer em Jesus e morrer hoje, ele vai para o inferno. Eles já sabem disso, mas não creem. Mais do que colocar medo, o que realmente toca o coração é o amor e a proximidade.
Segue um infográfico bem completinho com mais informações e com algumas dicas da Pixar sobre o nosso querido Storytelling, do blog Viver de Blog, de Henrique Carvalho.