Usando referências ao seu favor
Já dizia Antoine Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Essa frase é o que conhecemos como Princípio da Conservação das Massas, um princípio químico que afeta todas as áreas da vida.
Inclusive o design.
(Você me pergunta) Mas o que química tem a ver com design? (Eu te respondo) Referências, caro leitor. Elas são a base para um bom design. E para que você entenda o total sentido do ato de referenciar, vamos ter que procurar lá atrás e pesquisar a etimologia da palavra.
Referência vem do latim REFERRE: “relacionar” ou literalmente “levar de volta”, de RE-, “de volta”, mais FERRE, “portar, levar”. Então traduzindo para o design, é o ato de levar o receptor da sua mensagem a reconhecer o conceito de outra arte dentro da sua.
Muito provavelmente você trabalha usando referências, mas nunca tenha notado. Sabe quando você vê um pôster legal na rua e imagina que pode fazer algo com o mesmo esquema de cores? Isso é referência. Quando você vê um desenho e imagina outra ilustração com o mesmo traço? Referência também. Uma fonte em um cartaz que ficaria legal de um jeito parecido no seu cartaz? Bingo! Referência também. Referências são quase infinitas: traços, fontes, cores, shapes, estilos, conceitos e muito mais.
O que você tem que ter em mente é que REFERÊNCIAR NÃO É COPIAR. Caso o autor disponibilize a arte para download gratuito ou para compra (assim como fazemos aqui no Criativos): ok, pode usar à vontade. Mas copiar sem a autorização do autor é uma prática ilegal. Portanto vamos praticar nosso bom senso e copiar apenas da maneira boa: sua arte, utilizando o conceito de outra arte.
Vamos à pratica. Vou deixar aqui alguns sites que eu mesmo sempre uso como referências para as minhas artes para o póstumo deleite de vocês, caros leitores.
Dribbble – apenas artistas convidados podem entrar na rede social, então: só arte boa.
Behance – muitos artistas usam esse site para montar seus portfolios. Aqui qualquer um pode postar, mas não significa que a qualidade das artes seja pior.
Logopond– referências de logotipos que geralmente foram usados em outros projetos.
From Up North– blog que reúne o melhor e o mais novo em toda a indústria do design.
Abduzeedo– blog com vários posts reunindo o melhor das artes dos últimos dias. Além de tutoriais e dicas de design.
E por último mas não menos importante… o Criativos! Caso você não queira comprar ou fazer o download de nenhuma das nossas artes, nosso site também serve como inspiração para suas criações. O importante é continuar sempre espalhando as boas novas do Evangelho através dos dons que Deus tem nos dado, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.