A Importância da Comunicação para a Igreja
Antes de entendermos a importância da comunicação para a igreja, vamos definir o que ela é? A palavra comunicação significa “partilhar, partilhar algo, tornar comum”. Basicamente, o ato de comunicar consiste em três pontos chaves: um transmissor (quem vai passar a mensagem adiante), um receptor (o alvo do transmissor) e a própria mensagem. Entre esses três pilares da comunicação há também o que se chama de “ruído” – tudo o que atrapalha a transmissão da mensagem. Pode ser o sinal ruim de uma torre telefônica, uma frase mal formulada ou quando o receptor entende a mensagem de uma forma completamente diferente da proposta original.
Essas falhas na comunicação acontecem com muita frequência. Segundo uma pesquisa apresentada no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em 2010, 76% das empresas brasileiras tem problema de comunicação, o que atrapalha seus desenvolvimentos. Ou seja, não sabem falar bem, escrever de forma coerente e explicitar suas ideias. Na realidade das igrejas, infelizmente, não é diferente.
Para isso (também) que a comunicação é estudada – entender o porquê e quando esses ruídos acontecem para, assim, os resolver e otimizar a transmissão de conteúdo. Mas aí você pergunta: “Dá pra igreja se virar, mesmo assim?”. Dá. Mas o momento de avisos do seu culto vai continuar desorganizado, os membros vão continuar a confundir datas, horários, locais, etc. e poucas pessoas de fora vão se sentir atraídas pela qualidade e seriedade que a comunicação da sua igreja vai transmitir.
Esse é o ponto crucial. A princípio, não há a necessidade em contratar uma super equipe com os melhores e mais avançados computadores e softwares. Você pode sim começar com o básico, como um informativo audiovisual montado no powerpoint, por exemplo, mas que seja feito com qualidade e consciência. Isso pode ser aplicado não só no momento dos anúncios, mas em várias funções da sua igreja: divulgação de eventos, identidade visual da congregação, logos de ministérios, produção de audiovisual para acompanhar a mensagem, gerenciamento de redes sociais, captação de imagem, som, etc., entre tantas outras funções que o ministério de comunicação exerce.
Uma das dificuldades do nosso meio é que muitas igrejas simplesmente não se importam em ter um ministério de comunicação; julgam desnecessário e, com isso, vão “empurrando os problemas com a barriga”. Investir e dar o melhor para o Senhor não é desnecessário. Se dedicar para ter o mínimo de conhecimento e realizar um bom trabalho não é desnecessário. Apoiar um ministério que “não aparece” só porque não conduz o louvor ou não prega a mensagem no momento da liturgia não é desnecessário. Além de qualidade, precisamos de líderes que apoiem o projeto e vistam a camisa para fazer a comunicação bem feita acontecer.
Querido pastor, não pegue um jovem da sua igreja “pra Cristo”. O anime para a glória de Deus, mas não coloque sobre sua cabeça o peso de um trabalho do qual ele não foi preparado. Não deixe todas as responsabilidades “designerísticas”, “jornalísticas” e “publicitárias” nas mãos dele sem apoio nenhum. Invista em sua vida, o motive a buscar novos conhecimentos (existem INÚMEROS tutoriais pela internet de editores de foto, vídeo, programas de diagramação e afins – inclusive este site, o Criativos) e, assim, você com certeza vai ver seu ministério nascer/crescer de forma saudável.
O ministério de comunicação é uma das peças chave da sua igreja, porque é ele também quem alcança e atrai aqueles que estão distantes do Senhor e precisam conhecer Seu perfeito amor.
PS: Para ajudar seu ministério a crescer, POR FAVOR, baixe nossas artes! Baixe agora! Por favor, nunca te pedimos nada!
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